Post

Your Star é a música favorita do Terry, segundo ele mesmo e a mais divertida pra tocar ao vivo, segundo Amy. A décima primeira faixa do The Open Door, segundo álbum do Evanescence lançando em Outubro de 2006, foi escrita pela dupla e pode facilmente entrar num top 5 das melhores canções da banda, por englobar uma série de elementos únicos e pelo resultado ‘’épico’’ que melhor a descreve.
Partindo da assertiva da própria Amy que um quarto de hotel depois de um show em Lisboa foi a inspiração da música, um prelúdio de 30 segundos com um melancólico piano , trás a primeira frase ‘’Eu não consigo ver sua estrela’’ repetida duas vezes.
‘’ A noite, eu  podia ver todas as estrelas da minha casa, mas do quarto do hotel, ela não conseguia ver nada’’ , explicou a vocalista, nos dando a impressão de que, estar longe de sua casa , somada ao trabalho árduo de uma extensa turnê ao redor mundo e só terminar enclausurada dentro de um quarto é de uma sensação plena de frustração e solidão. Ainda na melancolia regida pelo piano, segue uma citação totalmente resignada , quase anulando a lamúria anterior‘’embora eu tenha esperado pacientemente , ao lado da cama, pela morte de hoje’’ e ao mesmo tempo, completando essa sensação de extrema exaustão, não apenas do trabalho, mas da própria vida particular.
As primeiras frases são repetidas , até que segue ‘’As luzes artificiais de Lisboa assustaram –nas (as estrelas)’’o segundo verso começa com o baixo e a bateria, com suaves backing vocals dando uma ‘’batida pop’’ enquanto Amy canta ‘’e eu estou sozinha agora, eu e tudo no que me sustento, estamos vagando agora. Tudo em partes, em pedaços, nadando sozinhos’’ dando continuidade ao martírio inicial e, em seguida, aparentemente, alertando a si mesma ‘’encontre seu próprio caminho’’. Logo, as guitarras se juntam aos outros instrumentos e a ‘’batida pop’’ se torna pesada.  A melancolia, então , dá lugar a agonia e Amy repete‘’ Eu não consigo ver sua estrela’’ e o tom desesperado figura na citação seguinte ‘’ Como a escuridão pode parecer tão errada?’’ O segundo verso é repetido no mesmo tom pesado, contemplando todos os instrumentos, ‘’interrompidos’’ abruptamente por um belíssimo solo de piano dando ainda mais significação a todas as nuances que a música vem passando desde o início.
 Amy canta sobre o solo ‘’Tão longe, está ficando cada vez mais frio sem o seu amor’’ até que, todos os instrumentos retornam e a citação ‘’ Por que você não me sente chamando seu nome?’’ como um real pedido de socorro e o quarto verso segue ‘’Não pode quebrar o silêncio, é ele que está me quebrando’’ aumenta ainda mais a intensidade da música, onde, além de toda a banda estar ritmada freneticamente, um coral explode (coral,que  inclusive canta em português – com alguns erros gramaticais - ‘’alma surdo, loucura, onde está seu alma, loucura ,todo sozinho’’) ao passo que a frase ‘’Todos os meus medos, se tornam fúria’’ nos causa uma sensação de revolta, como se fosse o resultado do desespero já vigente. A última parte da música é o seu ápice. Amy repete o segundo verso em um tom mais alto apenas com o coral no fundo, sem qualquer instrumento. ‘’Nada de valor pelo que lutar’’ abre o último verso e segue na retomada dos instrumentos e na continuidade do coro, a repetição no verso ‘’estamos vagando agora, tudo em partes, em pedaços, nadam sozinhas. Encontre sua própria saída’’ encerrando a participação de Amy nos vocais, mas ela continua no solo de piano já mencionado, junto com toda a banda e o coral ,até que a música chegue ao seu fim aos 4:41 minutos.
É incrível ver o quão simples a temática da música é, mas o quão bem feita é sua abordagem, pela mescla de sensações  e tons, da melancolia a revolta e o quão maravilhosamente seu instrumental cresce, de poucas notas no piano à explosão dos instrumentos e incrível também é imaginar Amy e Terry pensando e ponderando cuidadosamente tudo isso e toda a banda executando com genialidade. Pessoalmente ( concordando com o Terry) , Your Star é minha musica favorita do  The Open Door e uma das minhas favoritas não só do Evanescence, mas de tudo o que eu já ouvi. Perceber que a banda foi capaz de fazer essas e outras músicas tão únicas é um dos motivos pelos quais eu creio piamente na premissa de que o Evanescence é uma das maiores bandas da última década e se continuar nos proporcionando tantas dessas alegrias, continuará sendo por muitas outras.

0 comentários:

Postar um comentário