END OF THE DREAM - CANTANDO SOBRE A MORTE.

End of the dream é exatamente o tipo de música que resume bem a maestria com que o Evanescence cresce de intensidade a cada álbum e como os dilemas pessoais de Amy Lee são a principal fonte de inspiração para as composições. A música abre a segunda metade do álbum Evanescence , dando continuidade a tão poderosa Sick. Os riffs pesados aparecem logo na introdução, quando entra em cena a constância da voz de Amy Lee,que aparece em tom mais grave nos primeiros versos: ‘ Eu encontrei um túmulo, ignorei o rosto, senti sua luz e eu lembrei porque conheço esse lugar’  Segundo a própria vocalista, a música fala sobre sua relação com a morte - que é uma temática própria do Evanescence, igualmente mencionada no álbum em The Other Side e recorrente nos álbuns anteriores.
Aparentemente e o primeiro verso ilustra um cemitério ou narra passagens de um sonho tumultuado sobre os últimos minutos de vida de alguém, como segue no verso seguinte: ‘ Eu encontrei um pássaro fechando seus olhos mais uma última vez e eu me perguntei se ela sonhou como eu’’Então a voz da Amy sobe de intensidade , bradando uma das mais belas citações de todo o álbum:  ‘ Apesar de doer não é maravilhoso poder sentir?’ Dando alusão ao seu próprio sofrimento, onde a dor, por pior que seja, a faz sentir viva, relacionada  então a um corpo frio,morto e inerte de quem se foi.  Então o refrão parte da ponte até a elevação esplendorosa dos vocais de Amy Lee , nos dando algumas sugestões de como ‘sofrer’ para nos sentirmos vivos: ‘ Então vá em frente e quebre suas asas , siga seu coração até que ele sangreenquanto nós corremos de braços abertos para o fim do sonho’ O verso seguinte já mostra a superação ou a aceitação de tudo e que ela está finalmente livre de suas angústias ‘Eu não estou com medo, eu atravessei a dor e eu estou em chamas. Eu me lembro de como respirar de novo’’ Antes da repetição do refrão, uma pergunta é feita, não como questionamento, mas como uma reflexão pessoal de uma  lição retirada de seu sofrimento e o amadurecimento em consequência disso: ‘Por que nós temos que cair para entender como voar? Eu vou encontrar uma maneira mesmo sem asas’ .                     O refrão é repetido mais duas vezes como uma tentativa da Amy gritar, literalmente, para todos que estão ouvindo que o importante éestar vivo e estar sujeito a tudo o que a vida tem a nos trazer, que de bom ou ruim, tudo servirá para um aprendizado futuro, até que o ciclo se desfaça e o sonho, definitivamente, acabe.

0 comentários:

Postar um comentário